Mais Aracaju Escolar antecipa cadastramento e recadastramento para hoje, 26

Previsto para iniciar em 2 de fevereiro, a abertura oficial para a solicitação da primeira via e atualização do benefício foi antecipada para hoje, com a finalidade de não comprometer o calendário escolar dos estudantes

Com o objetivo de ampliar o prazo de cadastramento e recadastramento do Mais Aracaju Escolar, a data de abertura do processo foi antecipada do dia 2 de fevereiro para hoje, 26 de janeiro. O procedimento, que acontece semestralmente, viabiliza a compra de passagens do transporte coletivo urbano com desconto de 50% para estudantes de todos os níveis de ensino da Grande Aracaju, em cumprimento à Lei Municipal nº 1.071, que há 40 anos garante esse direito.

Os alunos que não realizarem a atualização do benefício até o dia 1º de março, data que antecede o bloqueio (2/03), ficam impedidos de comprar créditos, tendo até o dia 30 de junho para regularizar a situação. Heidy Souza, universitária do curso de Jornalismo, nunca deixa o recadastramento para a última hora, garantindo uma economia no bolso na hora de pagar a tarifa do transporte.

A futura jornalista não apenas se beneficia com o cartão, como também compartilha a informação sobre a meia passagem aos que desconhecem o direito, além de relembrar continuamente os prazos de recadastramento do Mais Aracaju Escolar por meio de um grupo de WhatsApp.

“Desde 2018, quando comecei a utilizar o cartão, posso dizer que sou fã do Mais Aracaju Escolar, porque reconheço o benefício que ele representa na vida de tantos estudantes, inclusive na minha. O cartão facilita muito nosso dia a dia, sem falar que garantir um direito nosso por lei, de forma tão simples, é fundamental. O que eu economizo nas passagens já me ajuda a comprar um almoço, e no fim do mês, quando se coloca na ponta do lápis, são mais de 100 reais economizados. Eu utilizo o benefício também para ir ao estágio”, pontua a estudante.

Se a informação não chegar a todos, Heidy faz questão de ampliar a divulgação. Ela acrescenta que, não raro, orienta pessoas recém-chegadas à capital, com a intenção de se estabelecer na cidade, sobre o Mais Aracaju Escolar, ressaltando a rapidez e a praticidade nos processos de retirada da primeira via e de atualização do benefício, realizada a cada semestre.

“Eu sempre ajudo responsáveis por crianças ou adolescentes que são do interior e nem ao menos sabem dos direitos que têm, assim como os próprios estudantes. Eu gosto de explicar como realizar o processo via internet com as documentações, que todo semestre são as mesmas. Fora que, no meu grupo de amigas do WhatsApp, eu sempre estou lembrando sobre o recadastramento. Os estudantes precisam conhecer e valorizar seus direitos”, conclui Heidy.

Entenda como garantir o benefício

Tanto a primeira via quanto a atualização do benefício dos estudantes que já têm o Mais Aracaju Escolar acontece de forma 100% pelo site do Mais Aracaju. Ao acessar o sistema, o aluno deve preencher as solicitações, enviando os dados cadastrais e anexando os documentos solicitados: RG, CPF e comprovante de residência.

Posteriormente, será necessário solicitar a confirmação na escola onde o beneficiário estuda, exceto para os universitários, e acompanhar o resultado da análise da documentação pelo próprio site. Para os estudantes do ensino superior, além do RG, CPF e comprovante de residência, é necessário informar a grade de horários das aulas.

Os estudantes que ainda não possuem o Mais Aracaju e querem solicitar o cartão têm até o dia 30 de junho, sendo necessário realizar o cadastro fotográfico para a confecção do bilhete eletrônico. Após a aprovação do pedido, o aluno deve comparecer ao Ceac, na Rua do Turista, para o registro fotográfico. A primeira via do Mais Aracaju Escolar fica disponível para retirada em até dois dias úteis.

Tem alguma dúvida?

Podemos de ajudar! Nós te passaremos todas as informações para que você possa crescer.

Veja Mais